terça-feira, 17 de novembro de 2015

DICAS DE REDAÇÃO ( PARTE 01)

TÉCNICAS DE REDAÇÃO (ADAPTADO)

                                                                                   Juliana Silva
Tipos de texto
Descrição -  consiste em apresentar as características de uma pessoa, um ser, um objeto, um ambiente, uma cena, uma paisagem etc., possibilitando uma visualização daquilo que está sendo escrito. Ex: a descrição de uma casa.
Narração – constitui um relato de um ou mais fatos, reais ou fictícios, ocorridos em um determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Ex: contos.
Dissertação – consiste na exposição de ideias através de argumentos bem fundamentados. Ex: “O progresso da ciência, que conduz à tecnologia e ao surgimento de ideias novas, determinou toda a evolução de nossa civilização.”

A DISSERTAÇÃO
 
O discurso dissertativo está presente no dia-a-dia das pessoas. Sempre que opiniões estão sendo debatidas, está-se produzindo tal estrutura discursiva.
Dissertar é, basicamente, defender ideias, pontos de vista a respeito de um determinado assunto. Não é suficiente, pois, expor seu ponto de vista. É imprescindível apresentar argumentos que o comprovem e o sustentem, a fim de persuadir o leitor.
Assim, a exposição de ideias deve vir acompanhada de argumentos e provas bem fundamentadas -  baseadas em fatos e dados da realidade – capazes de convencer. “ Escrever bem é saber argumentar bem.” Desenvolvemos uma dissertação quando criamos, explicamos ou justificamos determinado assunto.
Um texto dissertativo considerado revelador de um bom desempenho lingüístico deve conter:
1-    Organização adequada das ideias em torno de uma ideia central, buscando a unidade de sentido.
2-    Estruturação adequada das ideias de tal maneira que se possa identificar uma introdução um desenvolvimento e uma conclusão.
3-    Ordenação lógica e coerente das ideias, com o uso apropriado dos elementos de ligação.
4-    Exposição das ideias com clareza, objetividade e concisão. (Ser conciso significa usar palavras com economia, com critério, sem pormenores excessivos, palavras ou expressões desnecessárias. A concisão ajuda a dar clareza e objetividade ao texto. Ser claro e objetivo é escrever de forma a que o conteúdo possa ser compreendido mais facilmente pelo leitor, sem confusão de ideias, tornando agradável a leitura.).
5-    Uso de um vocabulário preciso e adequado.
6-    Uso conveniente dos processos de coordenação e de subordinação de ideias.
7-    Correção gramatical.
 
 
Cont.. att a próxima!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário