Desde 2019, algumas mudanças na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) vêm sendo implementadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental com mais vigor. Este documento define o conjunto de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Nesta etapa a BNCC valida orientações pedagógicas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2009. Com isso, o interagir e brincar continua sendo o foco do trabalho com esses alunos.
A BNCC na Educação Infantil estabelece seus direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer - se.
Neste âmbito, as crianças são convidadas a novos desafios e interações. Os saberes e conhecimentos estruturam a BNCC nos seguintes campos de experiências:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
Já em relação a divisão etária a BNCC é estruturada em creche: bebês ( zero a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas ( 1 ano e 7 meses), crianças pequenas ( 4 anos a 5 anos e 11 meses).
A BNCC na Educação Infantil, considera que essas ações são essenciais para o crescimento do aluno, porque enriquece a capacidade cognitiva e a compreensão do que acontece em seu meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário