sábado, 20 de junho de 2020

Desafios aos Pedagogos em tempos de Pandemia



Com o passar dos meses e com a crescente contaminação causada as pessoas em todo o mundo pelo covid-19. A Educação Brasileira vem se reinventando a cada instante.
Os pedagogos são desafiados a ultrapassarem as barreiras das paredes da Escola. E eis que surge uma nova demanda educativa, para atender as necessidades dos alunos em tempos de quarentena.
As aulas remotas são a bola da vez. Pedagogos e toda a equipe escolar precisam se reinventar para trabalhar à distância com seus alunos. Nem sempre é fácil fazer vídeos, reuniões pelo whattsap e outras redes sociais. Mas somos chamados a novas vivências e já faz parte da rotina dos educadores, ultrapassar barreiras na rede de ensino. 
Os alunos também vivenciam novas formas de estudar e aprender com as mídias e sem a presença física do professor. Neste meio tempo, alguns passam por maiores dificuldades por não possuírem celular notebook, nem tablet. Nenhum meio digital que favoreça sua rotina escolar.
Assim, esperamos que logo, logo. Toda essa onda de covid- 19 que assola nosso país e o mundo passe logo. E que as pessoas respeitem mais os decretos de isolamento social, favorecendo o controle desta doença. como também, vacinas sejam descobertas para atuar no combate a esse vírus.
Enquanto isto, a educação está aberta a transformações em sua metodologia de ensino neste momento tão difícil. Mas que de forma otimista acreditamos em dias melhores. Como já vem sendo visto em alguns países que estão retomando suas economias e reabrindo as escolas, entre outros setores.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

BNCC na Educação Infantil na Atualidade


Desde 2019, algumas mudanças na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) vêm sendo implementadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental com mais vigor. Este documento define o conjunto de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Nesta etapa a BNCC valida orientações pedagógicas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2009. Com isso, o interagir e brincar continua sendo o foco do trabalho com esses alunos.
A BNCC na Educação Infantil estabelece seus direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer - se.
Neste âmbito, as crianças são convidadas a novos desafios e interações. Os saberes e conhecimentos estruturam a BNCC nos seguintes campos de experiências:
  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
Já em relação a divisão etária a BNCC é estruturada em creche: bebês ( zero a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas ( 1 ano e 7 meses),  crianças pequenas ( 4 anos a  5 anos e 11 meses).
A BNCC na Educação Infantil, considera que essas ações são essenciais para o crescimento do aluno, porque enriquece a capacidade cognitiva e a compreensão do que acontece em seu meio.