domingo, 18 de outubro de 2015

As Relações Familiares e a Formação do Sujeito Emocional

Juliana D'Aparecida Souza Silva

A criança durante sua formação e desenvolvimento, recebe influencia tanto da família, da escola como também da sociedade. Vale salientar que em primeiro lugar está a formação familiar. A forma como as relações acontecem dentro do ambiente familiar têm forte influência na formação da criança, tanto intelectual como no seu emocional. A forma como ela se relaciona com os pais, irmãos, avós e tios entre outros vão delineando a sua formação como também delineando a sua auto estima sendo positiva ou não. O ambiente escolar também tem sua participação na formação deste sujeito.
Caso essas trocas fundamentais no seio familiar não ocorram como o desejado e que sejam complementadas no ambiente escolar, várias são as implicações na formação como pessoa desta criança e em seu desempenho escolar. A famílias em que não mais se faz presente a figura do pai ou a mãe trabalha fora ou a criança é criada pelos avós, como também a questão das crianças adotivas, o que nos leva a ter um novo olhar acerca das formações familiares que passam de nucleares a multinucleares. O que requer ainda mais cuidados com as crianças advindas dessas novas formações.

Neste contexto, percebemos a necessidade de um olhar atencioso e amoroso, tanto por parte dos familiares, como por parte dos educadores que acompanham esta criança, para que no decorrer de sua formação, a mesma tenha acesso a tudo que for necessário a um bom desenvolvimento e aquisição de uma auto estima saudável para que a mesma possa efetivar sua aprendizagem de forma positiva, pois ambientes onde a muito conflito ou opressões para com a criança podem gerar alterações no comportamento da criança e em suas habilidades, o que não é favorável, durante o desenvolvimento da mesma. Que haja uma parceria entre família e escola, como também de entidades da sociedade, para que não só as aprendizagens da criança sejam protegidas como suas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário